terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Parte 3 - Tour Nordeste 2014 - Serra do Baturité - Guaramiranga/CE


29/09/2014 (segunda-feira) – Partindo de Fortaleza para Guaramiranga/CE

Logo cedo o Ciro veio nos apanhar no Hotel e lá fomos nós, carregadas de muitas
malas e muita ansiedade, rumo à Serra de Baturité (que fica nos municípios de Guaramiranga e Pacoti). Guaramiranga fica a pouco mais de 100 km de Fortaleza.

A Serra de Baturité é uma formação do relevo cearense, também conhecida como Maciço de Baturité, localizada no centro-norte do Ceará. É uma das regiões de maiores índices pluviométricos do estado. Seu ponto culminante é o Pico Alto, o 3º maior do estado, com 1.115 metros de altitude, situado em Guaramiranga. 


Ficamos no Hotel Alto da Serra. É um hotel bem legal, com chalezinhos confortáveis, muita mata em volta, com aves muito legais no seu entorno.


Hotel Alto da Serra

Chegamos perto da hora do almoço. Fizemos importantes registros e muitos lifers. Somente o Arapaçu-rajado-do-nordeste (Xiphorhynchus atlanticus) me deixou chateada, pois fez algumas aparições-relâmpago e não me deixou fazer um único clique dele. 

Vou citar algumas espécies fotografadas: João-de-cabeça-cinza (Cranioleuca semicinerea); Poiaeiro-de-pata-fina (Zimmerius gracilipes); Maria-do-nordeste (Hemitriccus mirandae); Pica-pau-anão-da-caatinga (Picumnus limae); Picapauzinho-anão (Veniliornis passerinus) e Uirapuru-laranja (Pipra fasciicauda). 

Destaque para esse último, que nos maravilhou com tanta formosura. Foi um verdadeiro espetáculo...Eu que tinha sofrido "o diabo" no Morro do Diabo (Teodoro Sampaio/SP) para conseguir fotografar um jovenzinho desbotado e já me dava por feliz, me extasiei diante de vários machos adultos dançando, fazendo a corte, sobrevoando ao nosso redor por vários minutos. Olha... que momento, viu!
Uirapuru-laranja (Pipra fasciicauda)
João-de-cabeça-cinza (Cranioleuca semicinerea)

Picapauzinho-anão (Veniliornis passerinus)
Poiaeiro-de-pata-fina (Zimmerius gracilipes)
Mas o ponto alto da nossa visita à Guaramiranga foi encontrar um belo bando de Tiriba-de-peito-cinza (Pyrrhura griseipectus) – ave ameaçada de extinção, que de acordo com o Ciro Albanoabandonou o desesperador status de Criticamente em Perigo e foi reclassificada como Em Perigo. Ele fez parte do início do projeto. Projeto este que merece todos os nossos aplausos pelo trabalho de conservação da espécie e seu habitat.

Tiriba-de-peito-cinza (Pyrrhura griseipectus)
Parabéns aos amigos do  Grey-breasted Parakeet Project • Projeto Periquito Cara‐suja

Mas as surpresas não pararam por aí, eu havia dito ao Ciro que desejava muito ver a Murucututu (Pulsatrix perspicillata). Ele nos levou a um local muito bacana e em poucos minutos trouxe a bichana à nossa frente. Juro que minhas pernas amoleceram. Ela é maravilhosa, inebriante. E como todos sabem, eu sou louca por corujas. Com ela comemorei a minha 800ª espécie de ave registrada em foto. Foi uma emoção inefável. 

Murucututu (Pulsatrix perspicillata)


Eu, Rosemarí, Claudia e Ciro
30/09/2014 (terça-feira) Guaramiranga/CE

Passarinhamos em Guaramiranga pela manhã e parte da tarde. Destaque para o belo "tucaninho" chamado Saripoca-de-gould (Selenidera gouldii). Clicamos também o Casaca-de-couro-amarelo (Furnarius leucopus), Tico-tico-de-bico-preto (Arremon taciturnus) e o  Chupa-dente (Conopophaga lineata), este que, segundo informações do Ciro, vai “splitar”, ou seja, virar uma nova espécie. 


Casaca-de-couro-amarelo (Furnarius leucopus)
Chupa-dente (Conopophaga lineata)
Tico-tico-de-bico-preto (Arremon taciturnus)

Saripoca-de-gould (Selenidera gouldii)
O belo Vira-folha-cearense (Sclerurus cearensis), que no dia anterior mal tinha deixado a gente fazer um registro que prestasse, deu um show de poses dessa vez. Estava até difícil escolher qual foto postar.

Vira-folha-cearense (Sclerurus cearensis)
Mais uma vez encontramos as belas Tiriba-de-peito-cinza (Pyrrhura griseipectus), e após muitas fotos bonitas, partimos para Quixadá, local da nossa próxima aventura.


Tiriba-de-peito-cinza (Pyrrhura griseipectus)

-------------------------------------------------  


Links para as demais partes

Parte 1 - Tour Nordeste 2014 - Viagem colírio para os meus olhos e delírio para as minhas lentes
Parte 2 - Tour Nordeste 2014 - Delta do Parnaíba/PI
Parte 3 - Tour Nordeste 2014 - Serra do Baturité - Guaramiranga/CE
Parte 4 - Tour Nordeste 2014 - Quixadá/CE 
Parte 5 - Tour Nordeste 2014 - Chapada do Araripe - Crato/CE – Barbalha/CE
Parte 6 - Tour Nordeste 2014 - Estação Biológica de Canudos/BA 
Parte 7 - Tour Nordeste 2014 - Chapada Diamantina - Lençóis/BA
Parte 8 - Tour Nordeste 2014 - Parque Nacional de Boa Nova /BA
Parte 9 - Tour Nordeste 2014 - Reserva Serra Bonita - Camacan/BA
Parte 10 - Tour Nordeste 2014 - Reserva Veracel - Porto Seguro/BA - Santa Cruz Cabrália/BA 


Texto e a maioria das fotos: Silvia Faustino Linhares 

All rights reserved / Todos os direitos reservados / No usage permited without prior written consent / Não usar sem permissão expressa

-----------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu Bloguinho!