terça-feira, 10 de maio de 2011

Sensor nas Câmeras Digitais

Publicado por Claudia Regina em Dicas de Fotografia
 
Observação: O Material da Cláudia é tão bom que resolvi replicar aqui.

"Já falei no artigo 5 Mitos da Fotografia sobre o superestimado item observado na hora de comprar uma câmera: a resolução. Na realidade o fator que deveria ser levado em consideração antes da resolução de milhares de megapixels é o sensor.

O sensor fica na sua câmera digital no mesmo lugar onde ficava o filme na câmera analógica. Quando você tirava uma foto o filme rodava e ia para a próxima pose. O sensor não “roda”, ele manda a foto para o processador da câmera que manda para o cartão de memória, assim sua câmera fica pronta para a próxima “pose”.

onde está o sensor

É o sensor que vai definir a qualidade da sua imagem final. Entenda melhor os tipos e tamanhos de sensores e compre uma câmera que supra suas necessidades.


Os tipos de sensor

Existem basicamente dois tipos de sensor – CMOS e CCD. A diferença entre CCD e CMOS está nos materiais e tecnologia adotados.

O sensor do tipo CCD (Charge Coupled Device) tem uma boa aceitação no mercado por ser mais sensível em situações de pouca luz e por criar imagens mais nítidas (menos ruído, mais nitidez e boa recriação de cores). Por outro lado os sensores do tipo CCD gastam muito mais bateria do que os sensores CMOS e tendem a ter resultados um pouco piores em situações de muita luz.

O sensor do tipo CMOS (Complementary Metal-Oxide Semi-conductor) tem a vantagem de consumir muito menos bateria e de ser muito mais barato (o que significa que câmeras que usam CMOS tendem a custar menos). Porém a nitidez final, principalmente em situações de pouca luz, não tem uma qualidade superior ao CCD – trazendo principalmente mais ruído.
O tamanho do sensor

Quanto maior o sensor melhor será a nitidez da imagem final – mais pontos de luz verdadeiros serão transformados em imagem.

Vamos ver uma comparação:

* Uma compacta como a Sony Cybershot tem um sensor de 7.2 x 5.3 mm
* Uma câmera DSLR como a Canon Rebel XT tem um sensor de 22.2 x 14.8 mm
* Uma câmera DSLR como a minha Canon 20D tem um sensor de 22.5 x 15.0 mm
* Uma câmera como a recém-lançada Canon 5D Mark II tem um sensor de 36 x 24 mm
* Uma câmera como a top Nikon D3X tem um sensor de 35.9 x 24 mm

Como você pode ver as câmeras consideradas hoje as melhores do mercado têm um sensor de qualidade e do tamanho de filme.

tamanhos de sensores

Alguns detalhes sobre tamanhos de sensor: as câmeras com sensores de 35/36mm são chamadas “Full Frame” – eles são equivalentes às analógicas de filme. As que têm um sensor menor que isso têm o que chamamos de “Fator de corte“.

De acordo com o sensor, qual câmera devo escolher, então?

Tudo depende do seu objetivo! Se você procura melhor desempenho de bateria e menor custo vá nas câmeras com CMOS. Se dá prioridade à qualidade e nitidez vá nos CCD. Se suas fotos só vão ficar no computador, em álbuns online ou serão impressas em até 10x15cm um pequeno sensor de uma compacta é o suficiente. Para fotos que tenham uma qualidade de impressão superior aposte nas semi-profissionais para cima.

Se seu objetivo é a fotografia de altíssima qualidade, impressões maiores e você está disposto a pagar muito bem por isso (pois além da câmera você precisa de lentes de qualidade) aposte nas Full Frame – que são hoje as câmeras com resultados mais satisfatórios em relação à qualidade de uma imagem.

Lembre-se: isso tudo é em relação à qualidade técnica das imagens (nitidez, ruído, fidelidade de cores). Qualquer câmera com controles manuais já pode fazer imagens espetaculares, depende de quem a está controlando. ;)

Quer descobrir o tamanho de sensor das diferentes câmeras no mercado? Antes de comprar verifique as especificações do equipamento no banco de dados de câmeras do Digital Photography Review."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por visitar meu Bloguinho!